diferenças culturais e etnocentrismo
Turma:
Professor:
Trabalho de Antropologia
Alunos:
1) Com base nos textos estudados, como você explica as diferenças culturais?
R: As diferenças culturais são as mais variadas diferenças existentes no comportamento entre os homens, as quais se manifestam das mais diversas formas, como por exemplo, na: língua, leis, hábitos, costumes, crenças, arte. No texto estudado, a diversidade existente de diferenças culturais é tratada como um paradoxo, um assunto que se demonstra inesgotável, e o qual traz a cultura como sendo tema central das discussões antropológicas, dos últimos 100 anos.
Os textos estudados buscam através do determinismo geográfico e biológico trazer conceitos que busquem explicar as diferenças culturais, porém estes se demonstram incapazes de trazer a resposta completa para o dilema.
2) O que é etnocentrismo e como ele se relaciona com a forma de preconceitos sociais e culturais, como um exemplo, o racismo?
R: Etnocentrismo é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado indivíduo ou grupo de pessoas considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo; do ponto de vista intelectual, demonstra a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros. São grupos que possuem os mesmos hábitos e caráter social, com uma visão que demonstra o desconhecimento das diversidades culturais existentes, discriminando assim o outro, julgando-se melhor, ou pior.
A avaliação do etnocentrismo é, por definição, preconceituosa, se relacionando com o outro a partir de um ponto de vista específico, tido como o único correto.
Como tratado em um trecho dos textos estudados: “cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra”, logo desconsiderar que as diferenças culturais