resistencia fisica
Baseado nas referências bibliográfica, Sabe-se que a bateria real é mais complexa que uma fonte ideal de fem. A diferença de potencial entre os terminais da bateria (voltagem de operação) não é simplesmente a fem da bateria. Pois mostra a dependência típica entre a tensão de operação e a corrente: à medida que a corrente aumenta, a tensão de operação diminui ligeiramente. Já a fonte ideal de fem mantém a diferença de potencial constante entre os seus terminais, independentemente da corrente. Uma vez que o declínio na voltagem de operação é, entre limites, linear, e tais fatos serão detalhados nos respectivos tópicos deste trabalho.
Introdução
Para que um condutor possua uma corrente estacionária, ele deve ser parte de uma trajetória fechada ou circuito completo, tendo em algum de seus pontos um dispositivo para gerar energia. Neste dispositivo a carga se desloca para cima, de uma energia de potencial mais baixa para uma mais elevada, embora a força eletrostática tende empurra-la de uma energia de potencial mais elevada para uma mais baixa.
O sentido da corrente elétrica neste dispositivo é o potencial mais baixo para o mais elevado, sentido exatamente oposto ao que ocorre em um condutor comum. O agente que faz a corrente fluir do potencial mais baixo para o mais elevado denomina-se força eletromotriz (fem). Toda fonte de fem transforma algum tipo de energia não elétrica em energia potencial elétrica e transferem essa energia para o circuito no qual a fonte está ligada por meio da corrente elétrica.
Uma fonte fem ideal mantém uma diferença de potencial constante entre seus terminais; seu valor é encontrado a partir da equação: Vab = ε Equação (1)