Resistência bacteriana em ambiente hospitalar: o uso indiscriminado de antibióticos como fator de indução.
Resistência Bacteriana em ambiente hospitalar: o uso indiscriminado de antibióticos como fator de indução.
Justificativa
No Brasil, entre os anos de 2005 e 2011, surtos de infecções hospitalares causados principalmente pela bactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase causou diversas mortes em vários estados brasileiros, alertando as autoridades públicas (FORMENTINI, 2010; VALADARES, 2010; O GLOBO, 2010; G1,2011). Baseado nesta situação justifica-se a realização desta monografia com o intuito de elucidar os acadêmicos e futuros profissionais de saúde quanto à resistência bacteriana em ambiente hospitalar.
Objetivos
Objetivo geral
Realizar revisão sistemática da literatura sobre a resistência bacteriana em ambiente hospitalar.
Objetivos específicos
Caracterizar a resistência bacteriana quanto aos agravos provocados em ambiente hospitalar.
Evidenciar a transmissibilidade de bactérias resistentes à antibióticos em ambiente hospitalar.
Destacar o aumento de custo com saúde e o uso indiscriminado de antibióticos como fator de indução da resistência bacteriana em ambiente hospitalar.
Relacionar medidas de controle da disseminação de resistência bacteriana em ambiente hospitalar.
Metodologia
Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, de caráter descritivo, exploratório e quantitativo. A revisão sistemática da literatura consiste em uma revisão planejada, que responde a uma pergunta especifica e utiliza métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos diminuindo, portanto, o víeis na seleção destes, permitindo sintetizar estudos sobre problemas relevantes de forma objetiva e reproduzível, por meio de método científico (GALVÃO; SAWADA; TREVIZAN, 2004). Contribuindo para o apontamento de lacunas do conhecimento que precisam ser preenchidas com a realização de novos estudos (MENDES, SILVEIRA, GALVÃO, 2008). Neste estudo, a questão norteadora