mmmmm
COLEGIADO DE FARMÁCIA
HEMORRAGIAS, SINAIS DE CHOQUE E FERIMENTOS
Trabalho apresentado como parte da avaliação da I Unidade do 7º Semestre do curso de Farmácia da Faculdade Independente do Nordeste. Ministrada pela professora: jEANE
Vitória da Conquista
MARÇO 2015
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
COLEGIADO DE FARMÁCIA
HEMORRAGIAS, SINAIS DE CHOQUE E FERIMENTOS
MAURICIO NEVES PAIVA
ANA MARTA
Vitória da Conquista
MARÇO 2015
Sumário
1- INTRODUÇÃO 5
2-USO NA PROFILAXIA CIRURGICA 6
3- INICIO DA PROFILAXIA 7
4 -ANTIMICROBIANOS DE USO TÓPICO 8
5- ESCOLHA DO ANTIMICROBIANO 10
6- CRITERIOS DE INDICAÇÃO 12
7- ANTIMICROBIANOS DE RESERVA 13
8- CONCLUSÃO 14
9- REFERÊNCIAS 15
RESUMO
Os antimicrobianos são um dos grupos de medicamentos mais prescritos nos hospitais e que causam uma grande preocupação quanto à adequação do seu uso. Diante dessa situação, o Ministério da Saúde tornou obrigatório que as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) desenvolvessem programas de racionalização do uso de antimicrobianos, visando à qualidade da assistência no âmbito da prevenção de infecções, conforme os critérios preconizados pela Organização Mundial da Saúde.
Um dos mais importantes princípios da prescrição de profilaxia antimicrobiana é o momento em que a primeira dose é iniciada. Antimicrobiano iniciado incorretamente pode comprometer a sua eficácia, independente da dose ou duração do esquema.É papel das comissões de controle de infecção hospitalar elaborar estratégia de racionalização da profilaxia cirúrgica. Este trabalho deve ser realizado em conjunto com as equipes cirúrgicas envolvidas.
PALAVRAS-CHAVE: Antimicrobianos, Infecções, Hospitalar, Utilização de medicamentos.
ABSTRACT
Antimicrobials are one of the most prescribed drugs in hospitals and groups that cause concern as to the