Resistores
----------------------------------------------------------------------
1Faculdade Estácio de Vitória
Turma nº 3098 -terça-feira – Noite – 1º Horário - Física Experimental III
Resumo: Este relatório descreve experimentos que tratam de resistores, que são aparelhos eletrônicos, que tem função de transformar energia ou de oferecer resistência, se oporem à passagem da corrente.
Palavras-chave: resistor, resistência, corrente elétrica, diferença de potencial.
1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para entender o que é e pra que serve um resistor, precisamos antes entender o que é Resistência Elétrica.
A Resistência Elétrica (R) é a propriedade que permite medir a dificuldade de passagem de corrente elétrica que determinado material oferece. Ela é medida no SI através da unidade ohm (Ω), em homenagem ao físico Georg Simon Ohm que propôs a lei.
Resistores são peças utilizadas em circuitos elétricos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade. Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros. Em circuitos elétricos teóricos costuma-se considerar toda a resistência encontrada proveniente de resistores, ou seja, são consideradas as ligações entre eles como condutores ideais (que não apresentam resistência), e utilizam-se as representações abaixo:
Em um circuito é possível organizar conjuntos de resistores interligados, chamada associação de resistores.
1.1 Associação de Resistores
A associação de resistores pode ocorrer basicamente de três maneiras diferentes
1.1.1Associação em série:
Nesse caso, todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Eles são ligados um em seguida do outro, permitindo haver um único caminho para a corrente