resistores
INSTITUTO DE FÍSICA ARMANDO DIAS TAVARES
DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR E ALTAS ENERGIAS
PROFESSOR ANTONIO
TURMA 1
Medida com resistores
Leonardo Machado Moreira Rio de Janeiro
Matheus Rocha 06/06/2014
O objetivo da atividade é compreender a natureza dos dados obtidos por multímetros analógicos e digitais e seus respectivos erros, seja estes de natureza humana ou pela propria estrutura do aparelho utilizado.
Foi utilizado um multímetro analógico, um multímetro digital modelo Minipa ET-1100 e um resistor cujo o codigo de cores é marrom, preto, vermelho e dourado respectivamente.
Dado o codigo de cores do resistor, os experimentadores obtiveram o valor da resistência pela tabela usual do codigo de cores.
Logo após, sua medida de resistência (Ω) foi checada a partir de dois multímetros diferentes, um analógico e outro digital (Minipa ET-1100). Lembrando também que é necessaria a calibração para a escala de interesse.
As medidas estão apresentadas na tabela 1, calculou-se a respectiva precisão de cada medida. Após isso, em uma nova tabela (tabela 3) as medidas foram reescritas e agrupadas junto com a respectiva precisão de cada uma, incluindo a do fabricante.
- Introdução:
Faremos medições da resistência (Ω) de um resistor com dois multímetros diferentes, um digital e outro analógico e compararemos com o valor nominal dito pelo fabricante, para, assim, entendermos os erros associados aos equipamentos.
Para calcular os erros associados a cada equipamento e a compatibilidade entre as medidas, utilizaremos as fórmulas:
- Medida ± ; onde L representa o valor da menor divisão da escala utilizada; para calcular o erro associado ao multímetro analógico.
- Medida ± L ; onde L = ± (a% (medida) ± b