bric
MARQUÊS DE OLINDA
GUARUJÁ
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................03
BRICS: BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA E ÁFRICA DO SUL............04
CARACTERÍSTICAS COMUNS DESTES PAÍSES.....................05
ALGUNS DADOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS PÁISES DO BRICS (DADOS REFERENTES AO PNUD DE 2013).................06
INTRODUÇÃO
O termo o BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O’Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adicionada a letra “S” em referência a entrada da África do sul (em inglês SOUTH África) Desta forma, o termo passou a ser BRICS.
Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica internacional de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião (cúpula) entre os representantes destes países, que buscam formalizar acordos e medidas com claros objetivos de compor um bloco econômico.
BRICS: BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA E ÁFRICA DO SUL.
A idéia do BRICS foi formulada pelo economista chefe da Goldman Sachs, Jim O’Neil em estudo em 2001, institulado “Building Better Globa economic BRICS”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômicos financeiros,empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado á política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011 por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do