Resistores
ELEMENTOS DOS CIRCUITOS
3.1 INTRODUÇÃO Um circuito elétrico pode ser composto de vários dispositivos, como interruptores, motores e lâmpadas, interligados por condutores (fios ou cabos). Para facilitar os processos de análise, muitas vezes convém trabalhar com modelos físicos desses dispositivos. Tais modelos são construídos a partir de quatro elementos básicos, também chamados ideais: resistores, indutores, capacitores e fontes de alimentação.
3.2 RESISTORES A resistência é a grandeza que quantifica o grau de oposição que um corpo oferece à passagem de corrente elétrica. Resistores são elementos especialmente construídos para apresentarem resistência1. Algumas das aplicações dos resistores são a limitação da corrente elétrica e a produção de calor; lâmpadas incandescentes também aproveitam a resistência de seu filamento para a produção de luz. Porém o fenômeno da resistência pode ser utilizado por dispositivos que operam com outras grandezas físicas, como esforços mecânicos ou temperatura (Figura 3.1).
(a)
(b)
(c)
(d)
(e)
Figura 3.1 – Exemplos de resistores comerciais: (a) de carbono; (b) de fio, para aquecimento; (c) termistor (resistor controlado por temperatura); (d) célula de carga (resistor controlado por esforço mecânico); (e) LDR (resistor controlado por luz).
1
Resistor é o elemento físico (substantivo) e resistência é a sua qualidade (adjetivo). No entanto, é comum chamar o resistor de resistência.
ELETROTÉCNICA – Vol. 1
Eurico G. de Castro Neves e Rubi Münchow
Os resistores podem ser fixos ou variáveis; estes, muitas vezes chamados de potenciômetros, podem ter sua resistência alterada mediante o giro de um eixo ou deslizando-se um contato. Os símbolos de resistores são mostrados na Figura 3.2.
(a)
(b)
Figura 3.2 - Tipos de resistores e simbologia: (a) fixo; (b) variável (potenciômetro).
Se uma tensão u é aplicada a um corpo, por este circulará uma corrente i. A resistência desse corpo é dada