Resistores lineares e não lineares
É sabido que corpos apresentam certa dificuldade à passagem de corrente elétrica, sendo está característica maior ou menos, dependendo do material do qual este corpo é formado. A propriedade que define está característica é conhecida por resistividade, e é proporcionada pela resistência.
A resistência pode ser determinada indiretamente pela equação:
R= Vi
V = diferença de potencial i = intensidade da corrente
Um resistor pode classificado em dois tipos: * Linear (ôhmico), onde a razão entre a diferença de potencial e a intensidade da corrente é constante * Não linear, onde a razão entre a diferença de potencial aplicada e a intensidade da corrente não é constante.
*******Gráfico Resistor Linear e não-linear: Figura 6 e 7, pág. 16
O comportamento caracterizado pela não linearidade pode se dar por uma série de fatores, tais quais a iluminação, tensão dos terminais do elemento, temperatura, entre outros.
Entre os elementos resistivos não lineares, encontram-se:
* Resistores PTC e NTC
Apresentam resistência variável frente a temperatura. Conhecidos como termistores, são amplamente utilizados como limitadores de corrente.
A relação entre resistência e a temperatura é dada por:
R=Ro[1+ αT- To+ β T- To2 + γ T- To3 +⋯]
* Resistores VDR
São caracterizados pela variação de suas resistências frente a diferenças de tensões aplicadas
* Células foto-resistiva LDR
Com há incidência de luz, mesmo em pequena quantidade, a substância utilizada na célula a absorve e isto causa um aumento do número de elétrons livre, tornando a célula boa condutora elétrica. Com o final da incidência luminosa, os elétrons retornam a seu estado inicial e a célula passa a se comportar como isolante.
São vastamente utilizados em circuitos e aplicações envolvendo luz, como nos sistemas de iluminação público que acendem apenas ao anoitecer.
A relação entre resistência e intensidade da luz no LDR é expressa por:
R= Ro.