resistores nao lineares
NOME DA DISCIPLINA
Eletrônica analógica
NOME DO TRABALHO
Resistores não lineares
Índice
1. LDR (resistor dependente de luz)
1.1 Aplicações
1.2 Simbologia
2. Termistores
2.1 PTC (Coeficiente positivo de temperatura)
2.2 NTC (Coeficiente negativo de temperatura)
2.3 Simbologia do resistor PTC
2.4 Simbologia do resistor NTC
3. Varistor ou VDR
3.1 Aplicações
3.2 Simbologia
4. Conclusão
LDR
1. LDR (do inglês Light Dependent Resistor), em português Resistor Dependente de Luz ou Fotoresistência é um componente eletrônico passivo do tipo resistor variável, mais especificamente, é um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade da luz (iluminamento) que incide sobre ele. Tipicamente, à medida que a intensidade da luz aumenta a sua resistência diminui.
O LDR é construído a partir de material semicondutor com elevada resistência elétrica. Quando a luz que incide sobre o semicondutor tem uma frequência suficiente, os fótons que incidem sobre o semicondutor libertam elétrons para a banda condutora que irão melhorar a sua condutividade e assim diminuir a resistência.
Um multímetro pode ser usado para encontrar a resistência na escuridão ou na presença de luz intensa. Os resultados típicos para um LDR poderão ser: Escuridão: resistência máxima, geralmente mega ohms. Luz muito brilhante: resistência mínima, geralmente dezenas de ohms.
Dependendo do tipo, um LDR pode ser sensível às faixas de luz: Infravermelhos (IR), Luz visível ou Ultravioleta (UV).
1.1 Aplicações
Numa utilização normal, o LDR é montado num circuito onde a resistência é convertida para tensão. A forma mais simples de fazê-lo é através de um circuito divisor de tensão.
O LDR é muito utilizado em circuitos eletrônicos onde seja necessário um sensor de luz devido ao seu baixo custo e facilidade de utilização. Por este motivo pode ser facilmente encontrado nas chamadas fotocélulas, medidores de luz, detectores de incêndio ou de fumo,