Resistor e capacitor
Prof. Felipe Ferrari
Matéria: Eletricidade Básica
Curso: Automação Industrial
Aluno: Rodrigo Tavares dos Santos
Índice
Pág. 3 - Resistores
Resistores de Filme Metálico
Pág. 4 - Resistores de Fio
Aplicações de resistores de fio / Capacitores
Pág.6 – Capacitores Cerâmicos:
• Poliéster
• Eletrolíticos
Pág. 7 e 8 - Resistores - Conclusão
Capacitores – Conclusão
Bibliografia
Resistores
O resistor é um dispositivo bastante utilizado em equipamentos elétricos e circuitos eletrônicos, cujas aplicações principais são: geração de calor, limitação da corrente elétrica e produção de queda de tensão.
Seu funcionamento baseia-se na resistência à passagem da corrente elétrica, a qual gera calor por efeito Joule e uma queda de tensão em seus terminais.
A unidade de medida da resistência elétrica é o Ohm (Ω), sendo muito empregados seus múltiplos: kΩ e MΩ, que correspondem, respectivamente, a mil ohms e um milhão de ohms.
Os resistores podem ser construídos utilizando-se carvão, silício ou ligas metálicas.
Resistores de carvão são muito utilizados em eletrônica, enquanto que os de ligas metálicas são utilizados em resistores de potência, reostatos e em aquecedores. Os resistores de silício são construídos no interior de circuitos integrados.
Na imagem abaixo se encontram ilustrados três tipos de resistores mais utilizados em circuitos eletrônicos:
* Resistores de Filme Metálico: São feitos de pequenos bastões de cerâmica revestidos por uma liga metálica ou de óxido metálico. O valor da resistência é controlado primeiramente pela espessura do revestimento (quanto mais espesso menor a resistência). Além disso, uma fina espiral pode ser cortada ao longo do bastão, por meio de um laser, criando uma longa tira, a qual formará efetivamente o resistor. Devido a este processo de fabricação, podem ser obtidos resistores com valores bem mais precisos (cerca de 1% de tolerância). Também existem os