Associação de resistores e capacitores
Centro de Engenharias
Engenharia Ambiental e Sanitária
Física Experimental II
Carolina Korzenieski, Louise Hoss, Matheus Amaro e Thais Possa
Relatório 05 – Associação de resistores e capacitores
INTRODUÇÃO
Capacitores e resistores são elementos de circuito elétrico que tem como principal função o armazenamento de cargas elétricas. Em muitos destes circuitos um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, então neste caso devem ser utilizados recursos de associações de resistores e capacitores. Estas associações podem ser em série, paralelo ou misto. O objetivo desde experimento é apresentar estes elementos, possibilitando após medições com o auxílio de instrumentos, determinar a capacitância e a resistência equivalentes.
EXPOSIÇÃO TEÓRICA
Resistores são peças utilizadas em circuitos elétricos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade. Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros. Em circuitos elétricos teóricos costuma-se considerar toda a resistência encontrada proveniente de resistores, ou seja, são consideradas as ligações entre eles como condutores ideais (que não apresentam resistência), e utilizam-se as representações:
A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representada pelo resistor equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados.
Associação em série:
Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compõem a associação. A resistência equivalente de uma