Resistencias e Defesa da Pessoa Soro Positivo
Resistências e Defesas da Pessoa Soro Positiva ao Tratamento
Delimitação do Tema .
O vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) tem acometido boa parte da população. Apesar dos avanços da medicina no tratamento a pessoa soro positivo apresenta muitas resistências quando recebem este tipo de diagnostico.
Para falar de Soro Positivo e das resistências e defesas ao tratamento é necessário falar do causador e do significado sobre HIV ( Vírus da Imunodeficiência Humana ). Esse vírus recebe esse nome porque ele destrói o sistema imunológico. Pode-se aqui também, para maiores esclarecimentos, diferenciar desde já o vírus da síndrome que é a AIDS, pois esta é caracterizada pelo enfraquecimento de defesa do corpo e o aparecimento das doenças oportunas. O HIV pode parecer estar muito distante das nossas vidas, mas a maneira de adquiri-lo deixa qualquer pessoa sem esclarecimento, vulnerável a esta doença.
Uma pessoa pode se tonar soro positivo por meio de agulhas compartilhadas, relações sexuais seja ela anal, oral ou até mesmo vaginal. Outra forma de contagio também é por meio da relação vertical que nada mais é do que a relação mãe /bebe, ou seja, durante a gestação através do cordão umbilical a mãe pode acabar contaminando o feto porem se diagnosticada no inicio do pré-natal a mãe pode dar a luz um bebe saudável e sem maiores riscos.
O diagnóstico do HIV é feito na atualidade por meio de um teste que hoje pode ser realizado em ate 15 minutos configurando-se como teste de diagnostico rápido ou por testes convencionais que vai de 1 há 30 dias. Muito importante ressaltar que uma única amostra de sangue é testada três vezes em um único teste para maior precisão do diagnostico.
Os erros normalmente ocorrem por falta de informação aos pacientes, pois para fazer o teste e ter um diagnostico é necessário que a janela imunológica do paciente esteja fechada para o vírus, que seria um prazo de 60 dias sem passar pelas situações de riscos, ou seja,