Liberdade e individualismo
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
O que é AIDS?
AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Só as pessoas infectadas pelo HIV podem desenvolver a doença, tornando-se um caso de AIDS.
A AIDS se caracteriza pelo aparecimento de diversas doenças e pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo. Por isso, a pessoas infectada pelo HIV deve fazer acompanhamento médico e fazer exames.
Origem do HIV
A infecção pelo HIV começou a ser observada na metade do século 20. Os relatos iniciais contam que a doença surgiu na África Central e, provavelmente, pela mutação dos vírus do macaco. Algumas experiências comprovam que o elo perdido na passagem dos primatas para o homem parece estar relacionado à questão da manipulação de carnes de chimpanzés infectados na África. A doença, então levada para pequenas comunidades da região central, se disseminou pelo mundo todo com a globalização.
Primeiros casos de HIV
1977 e 1978
Primeiros casos nos EUA, Haiti e África Central, descobertos e definidos como AIDS , em 1982, quando se classificou a nova síndrome.
1980
Primeiro caso no Brasil, em São Paulo, também só classificado em 1982.
1982
Primeiro caso diagnosticado no Brasil, em São Paulo.
Sintomas Os sintomas mais comuns são: febre (38ºC a 40ºC), que ocorre em mais de 80% dos casos, diarreia, suores noturnos e emagrecimento, manchas vermelhas na pele (rash) que ocorrem 48 a 72h após o início da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias.
A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio