4 grandes periodos da filosofia
AS DIVERSAS FORMAS DE COMPREENÇÃO DA REALIDADE
ANANINDEUA – PA
2014
INTRODUÇÃO
As diversas formas de compreensão da realidade se deram a partir do momento em que o homem possuiu de uma cultura provinda de crenças, costumes, superstições etc. É o que chamamos de senso comum. Porém com suas inquietações a respeito de sua realidade e sua realidade e suas indagações o fizeram refletir sobre sua vida e da comunidade através do pensamento racional sobre as coisas, conhecendo assim a Filosofia, que no decorrer da história dividiu-se das ciências empíricas, diferenciando-se de sua matriz.
No entanto, o ser humano, aprofundando seus raciocínios lógicos, transformou seu pensamento abstrato em palpável e visível, amando assim o conhecimento artístico. Todavia, ele precisou sempre das forças divinas pela religião.
DESENVOLVIMENTO
Por intermédio do senso comum, o homem conhece o objeto em sua ordem aparente, busca uma explicação no que concerne a razão das coisas e do mundo, tudo isso pela observação, pelas experiências feitas ao acaso, sem qualquer método, critério ou procedimento. O conhecimento é obtido por meio das circunstâncias pessoais vividas, ou então absolvido do saber dos outros, ou das práticas vivenciadas pela coletividade.
Já a Filosofia é um método racional, que baseia-se na busca da verdade, por isso se diz que é uma atitude. Este conhecimento é obtido de forma sistemática , mas não experimental, vai a raiz das coisas, é produzido segundo o rigor lógico que é a razão, exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade existente, o conhecimento filosófico visa os “porquês” de tudo que existe, coloca o ser humano a procura de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pôde formular, como por exemplo “O que é o homem? De onde veio?”
Semelhante ao conhecimento filosófico, o conhecimento cientifico também é racional e produzido mediante a investigação da