Resistencia
II. Fundamentos Teóricos
Associação de resistores
Podemos associar resistores em série (figura 01) e em paralelo (figura 02).
Os resistores podem ser combinados basicamente em três tipos de associações: em série, em paralelo ou ainda em associação mista, que é uma combinação das duas formas anteriores. Qualquer que seja o tipo da associação, esta sempre resultará numa única resistência total, normalmente designada como resistência equivalente – e sua forma abreviada de escrita é Req ou Rt.
A fórmula para o cálculo da resistência equivalente (Req) de um circuito resistivo (composto de resistores) em paralelo é:
[pic]
Quando várias resistências estão ligadas uma em seguida à outra elas estão associadas em Série.
O resistor equivalente é calculado pela fórmula Rt= R1 + R2 + ... (está formula só é valida para associação de resistências em série).
Req = R1 + R2 + ... + Rn
OBS: Quando tem outra resistência que divide a corrente, o circuito não é mais em série. Por exemplo: Têm-se duas resistências ligadas seguidas na horizontal e uma ligada ao meio delas na vertical. É válido lembrar que as resistências ligadas não precisam está todas na horizontal ou na vertical, como mostram comumente os modelos nos livros, uma na horizontal e outra na vertical, sem nenhuma outra entre elas também se trata de circuito em série.
Material Necessaário
• Fonte de Corrente Continua
• Resistores
• Multiteste
• Cabos
III. Procedimentos
4.1. Comentários Iniciais
Nesta experiência, serão utilizados apenas resistores de resistência fixa. A configuração de um resistor é cilíndrica, apresentado em suas bases, extensões metálicas, as quais facilitam sua conexão no circuito. Sobre o corpo do resistor, estão, assinaladas faixas coloridas, que interpretadas segundo um