Resistencia e Velocidade
É a qualidade física que permite um continuado esforço durante o maior tempo possível. Ela é dividida em três tipos.
RESISTÊNCIA AERÓBIA
É a qualidade física que permite a um atleta sustentar por um período longo de tempo uma atividade física relativamente generalizada em condições aeróbias, isto é, nos limites do equilíbrio fisiológico denominado "Steady State" (curso estável). No exercício aeróbio o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio). São exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Nestes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se
RESISTÊNCIA ANAERÓBIA
É a qualidade física que permite a um atleta sustentar, o maior tempo possível, uma atividade física em condições anaeróbias, isto é, numa situação de débito de oxigênio.
O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático.
São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso, como a musculação.
RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA (RML)
É a qualidade física que permite a um atleta realizar, num maior tempo possível a repetição de uma determinada
ação