Força, velocidade, flexibilidade e resistência
Neste trabalho vou exemplificar alguns exercícios como numa aula, para que quem leia este trabalho consiga treinar as suas capacidades condicionais: Força, Resistência, Velocidade e Flexibilidade.
Força é a capacidade de reagir contra uma resistência com base nos processos de inervação e metabolismo muscular. Capacidade de superar ou opor-se às resistências do movimento.
Resistência é a capacidade de suportar e recuperar da fadiga física e psíquica. Existem vários modelos de classificação da capacidade de resistência, dependendo das vertentes analisadas.
Velocidade é a capacidade de executar movimentos no mais curto espaço de tempo. No sentido fisiológico do termo, é a capacidade de executar ações motoras no mínimo lapso de tempo. A velocidade é uma capacidade fundamental determinada pela componente genética e pelo sistema nervoso.
Flexibilidade é a capacidade que o atleta tem para executar, ao longo de toda a amplitude articular, movimentos de grande amplitude por si mesmo ou por influência auxiliar de forças externas.
Força
1º Exercício: Extensão de Braços
Põe-te em posição de prancha, com os braços esticados e as palmas das mãos afastas à largura dos ombros e alinhadas com os mesmos. Depois baixa o corpo de forma uniforme até que o peito fique a um palmo do solo, sem lhe tocar e de seguida regressa à posição inicial.
Faz 3 séries com 10 a 15 flexões.
DICA: Nas extensões de brações é muito importante a postura. Esta deve ser efetuada como mostra a figura.
2º Exercício: Agachamentos
Neste exercício precisas de começar de pé, com a coluna reta e então dobrar os joelhos como se te estivesses sentando numa cadeira.
Faça 3 séries com 15 a 20 agachamentos
O agachamento é um ótimo exercício para os músculos da perna e também para os glúteos, abdômen e quadril.
3º Exercício: Ponte
Coloca-te de barriga para baixo e sustente o teu peso nos teus antebraços e dedos dos pés. Mantêm uma linha reta da cabeça aos