Resistencia negra religiosa
O que vem se chamar de Resistência negra no Brasil ?Para os Movimentos Negros, resistência negra são todos os movimentos, processos de lutas, fugas , desobediência civil, resistência dos negros africanos e seus descendentes (afro-brasileiros) em todas as épocas da História do Brasil. São quase 500 anos de luta, de resistência contra a escravidão, o racismo, a opressão e a exploração .
No período Colonial : os negros lutaram contra a escravidão , através de várias rebeliões como por exemplo a participação de na Revolta de Felipe dos Santos, em Minas Gerais, participação de "portugueses e seus negros" contra a opressão dos representantes da Coroa Portuguesa com a questão dos quintos cobrados do ouro e a criação de novas casas de fundição.
Outro exemplo de Resistência foram os Quilombos que surgiram em todo país cujo mais famoso sem nenhuma dúvida foi o Quilombo de Palmares.
A revolta dos Alfaiates na Bahia, tiveram grande participação os negros, queriam a independência do Brasil de Portugal, um regime político igualitário ,onde não houvesse preconceito de cor.
No período Imperial, podemos destacar a Revolta dos Malês em 1835 na Bahia.
De cunho religioso pois eram os rebeldes da religião muçulmana .Proibidos de exercer sua fé islâmica por que a religião oficial do Estado era a Católica . Também era um movimento político pois os malês tinham um organização de assistência mútua aonde buscavam libertar os negros escravos através da alforria.
A Jihad ( guerra santa) dividiam os negros naquela época devido muitos negros escravos serem católicos, a guerra santa propostas pelos africanos Hauçás e Nagôs eram contra todos infiéis ,inclusive aos negros de religiões diferentes : católicos, umbanda, candomblé . Isso enfraqueceu a luta e promoveu a delação. Vencidos foram tratados com a tradicional brutalidade: chibatadas, torturas e forca.
No período Repúblicano são varios os processos de lutas e resistência , desobediência civil , destacamos: a