Resistencia dos materiais
Resistência dos Materiais
Curso de Arquitetura e Urbanismo
APARELHOS DE APOIO EM ESTRUTURA
Aluna: Drielle Luane
Junho/ 2013
O que são aparelhos de apoio em estruturas
Os aparelhos de apoio são todos os elementos dispostos entre as peças estruturais com a finalidade de acomodar as condições limites, com a função de transferir as reações da superestrutura à infraestrutura, cumprindo os requisitos de projeto relativos às forças, deslocamentos e rotações.
Um levantamento minucioso das incidências dos tipos de aparelhos de apoio nas estruturas pode ser considerado como o ponto de partida para qualquer metodologia sobre concepção estrutural e prevenção de patologias. Para isto, é necessária uma análise de todos os movimentos dos aparelhos a fim de se possibilitar a avaliação da sua empregabilidade nos sistemas estruturais diversos. Uma simples inadequação na escolha do tipo de aparelho pode desencadear problemas patológicos mais abrangentes, que atingem a área da segurança estrutural da ponte, causando um estado de comprometimento das peças estruturais envolvidas, gastos desnecessários e bastantes elevados de recuperação e, até mesmo, seu colapso.
Assim, existe a necessidade de realização de todo um estudo comparativo aprofundado, por meio de gráficos, sobre a escolha ótima entre os diferentes tipos de aparelhos a partir de suas concepções de esforços, possibilitando a prevenção de patologias futuras.
Tabela 1: Tipos de aparelhos de apoio
Tabela 2: Tipos dos aparelhos de apoio com suas funções e respectivos movimentos.
Os aparelhos de apoio devem resistir a todas as forças externas, ações térmicas, mudanças de umidades do ar e condições do tempo adversas de cada região[3]. A análise de todos os aparelhos deve ser feita para investigar a sua empregabilidade no sistema estrutural. A Tabela 3 mostra as cargas concentradas e os momentos fletores que podem ser transferidos para os diversos tipos de aparelhos nas