resistencia dos materiais
A Resistência dos Materiais, também conhecida como Mecânica dos Sólidos ou
Mecânica dos Corpos Deformáveis, tem por objetivo prover métodos simples para a análise dos elementos mais comuns em estruturas.
Objetivos Gerais
Fornecer ao aluno conhecimentos básicos das propriedades mecânicas dos sólidos reais, com vistas a sua utilização no projeto e calculo de estruturas. Capacitar o aluno ao calculo de tensões e deformações causadas pelos esforços simples, no regime da elasticidade, bem como á resolução de problemas simples de dimensionamento, avaliação e verificação.
Será trabalhado usando o Sistema Internacional de Unidades (SI):
Prefixos de unidades
Condições de Equilíbrio
Um corpo qualquer submetido a um sistema de forças está em equilíbrio estático caso não haja qualquer tendência à translação ou à rotação.
As equações universais da Estática que regem o equilíbrio de um sistema de forças no
espaço são:
Força Normal (N).
Força de Cisalhamento (V) ou (Q).
Momento de Torção ou Torque (T) ou
(MT).
Momento Fletor (M) ou (MF).
Definição de resistência dos matérias
É um ramo da mecânica que estuda as relações entre cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que atuam dentro do corpo.
O que é uma estrutura?
Estrutura é a parte resistente de uma construção e é constituída de diversos elementos estruturais que podem ser classificados como:
Blocos
São elementos estruturais nos quais tem-se as três dimensões (imaginando-se um retângulo envolvente) com valores significativos numa mesma ordem de grandeza.
Placas:
São elementos estruturais para os quais uma das dimensões (espessura) é bastante inferior às demais.
Conceito de calculo de estruturas
A idéia de cálculo estrutural pode ser dividida em três frentes de trabalho não independentes: Fase 1 - Ante-projeto da estrutura: Nesta fase uma concepção inicial do projeto é criada. A estrutura pode ser um edifício, um