Dieta diabética
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Higiene Segurança e cuidados gerais, com o intuito de ficar a conhecer mais sobre a diabetes e o seu pleano de alimentação.
Para a diabetes estar bem controlada é necessário manter os níveis de glicemia no sangue dentro dos valores definidos pela equipa de saúde. Para tal, é muito importante que a pessoa com diabetes procure manter o equilíbrio entre a medicação, a alimentação e a atividade fisica. Estes três elementos dependem entre si e todos juntos constituem a melhor forma de viver bem com a diabetes. A aquisição de um estilo de vida saudável tornará a pessoa mais feliz e confiante na sua própria capacidade de gerir a diabetes.
O que é a diabetes
É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físico-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
Tipos de diabetes existentes
Diabetes Tipo 1:
A Diabetes Tipo 1, também conhecida como Diabetes Insulino-Dependente é mais rara (a sua forma juvenil não chega a 10% do total) e atinge na maioria das vezes crianças ou jovens, podendo também aparecer em adultos e até em idosos. Na Diabetes do Tipo 1, as células B do pâncreas deixam de produzir insulina pois existe uma destruição maciça destas células produtoras de insulina. As causas da diabetes tipo 1 não são, ainda, plenamente conhecidas.
Contudo, sabe-se que é o próprio sistema de defesa do organismo (sistema imunitário) da pessoa com Diabetes, que ataca e destrói as suas células b.
Estas pessoas com Diabetes