Resistencia De Materiais
Av. Ary Coelho, nº 829 – Cidade Salmen – Rondonópolis MT.
CEP 78705-050 – (66) 3411-7600
Resistência de materiais
RONDONÓPOLIS – MT
2015
Robert Bortolini - 6241214008 CURSO ENGENHARIA CIVIL
5º semestre – 1º bimestre
Resistência de materiais
Trabalho desenvolvido na disciplina de Resistência de materiais - 5º semestre do Curso de Engenharia Civil, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina, sob orientação do Prof: Maxuel Alves de bezerra.
RONDONÓPOLIS – MT
2015
1.3 Visões gerais do conteúdo do curso Este capítulo visa dar uma visão geral sobre o estudo da resistência dos materiais e suas hipóteses básicas, da organização deste texto e da forma com que cada capítulo abrange o conteúdo da disciplina. O estudo da Resistência dos Materiais tem por objetivo fornecer conhecimentos básicos das propriedades mecânicas de sólidos reais, visando utilizá-los no projeto, modelagem e cálculo de estruturas. Por esta razão, em muitos cursos de Engenharia (Civil, Mecânica, Naval, Elétrica, etc.) esta disciplina é intitulada Introdução a Mecânica dos Sólidos ou simplesmente Mecânica dos Sólidos. A boa compreensão dos conceitos que envolvem as mecânicas de sólidos está intimamente ligada ao estudo de duas grandezas físicas: A tensão e a deformação, que serão abordadas durante todo o tempo neste curso. Estas duas grandezas físicas são fundamentais nos procedimentos que envolvem o cálculo de uma estrutura. Mas o que é uma estrutura? Estrutura é a parte resistente de uma construção e é constituída de diversos elementos estruturais que podem ser classificados como:
• blocos - os blocos são elementos estruturais nos quais se tem as três dimensões (imaginando-se um retângulo envolvente) com valores significativos numa mesma ordem de grandeza.
• placas - são elementos estruturais para os quais uma das dimensões (espessura) é bastante inferior às demais. As “placas” curvas são