Plano De COM Gat O ACM
Atelier de Comunicação de Marketing
Comunicação Organizacional 09|10
Plano de Comunicação
Vinho Verde Gatão
Carlos Miguel Coimbra Martins 2008171
Mariana Neves Martins da Silva Cerveira 2008066
Índice
1. Historial de Comunicação 2
2. Pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças 3
3. Análise dos Concorrentes e sua diferenciação 5
4. Problema 6
5. Política de comunicação 6
Definição dos objectivos de marketing
Definição dos objectivos de comunicação
6. Segmento Alvo 6
7. Posicionamento 7
8. Definição do eixo de comunicação e Mensagem principal 7
9. Mix de Comunicação 8
10. Calendarização das Acções 10
11. Orçamentação 11
12. Netgrafia, Materiais de Apoio e Bibliografia 11
1. Historial da Marca e da sua Comunicação
A empresa Borges pauta-se pela tradição de inovar, mantendo uma estratégia de diferenciação pela qualidade e vasto portfólio de vinhos, respondendo às necessidades e expectativas do consumidor. A marca Gatão encontra-se nesse portfólio, como marca umbrella.
O Gatão é um produto histórico. A referência mais antiga do Gatão como marca surge, de acordo com uma fonte da CVRVV, em 1935. A sociedade dos vinhos Borges comercializa a marca Gatão como uma marca de vinho verde desde essa mesma data. Em termos de comunicação, a Borges afirma, ter um investimento constante na evolução da marca.
A importância da embalagem verifica-se desde a década de 30 e, já nessa altura a imagem do Gato estava presente. A garrafa de Gatão cantil com uma argola era muitas vezes utilizada como candeeiro e peça de decoração.
O Gatão apresentou durante alguns anos uma versão do Gato das Botas que distinguiu a sua imagem. Em 1998 adoptou-se uma nova imagem: mais moderna, jovem, fresca e atraente. Assim, investiu-se na imagem do produto, na sua garrafa, no seu rótulo e contra-rótulo e nas caixas de transporte. Uma imagem mais apelativa, com um toque de