Resist Ncia Interna Volt Metros
3o PERÍODO DE ENGENHARIA CIVIL
DENIS MAFRA
JOÃO OTAVIO
PRISCILA MARA
THERESA ROCHA
ATIVIDADE 12 – RESISTÊNCIA INTERNA DE VOLTÍMETROS
POÇOS DE CALDAS - MG
17/OUT/2014
OBJETIVOS
Determinar experimentalmente o valor da resistência interna de um multímetro operando na função voltímetro em 3 diferentes escalas de medida e analisar a influência de um voltímetro real inserido em um circuito.
INTRODUÇÃO
Os aparelhos de medida reais que são utilizados num laboratório não são aparelhos de medida ideais, e interferem no fenômeno observado. Em muitos casos, precisam-se levar em conta as propriedades do aparelho e sua interferência com a grandeza medida.
O multímetro é um instrumento de medida multifuncional que congrega, entre outras, as funções de voltímetro e de amperímetro. Atualmente, existe no mercado uma enorme variedade de multímetros: de tipo analógico ou digital; de pequenas (bolso) ou grandes dimensões; de baixa ou elevada precisão; de baixo ou elevado preço.
O voltímetro é um instrumento de medida da amplitude da tensão elétrica. É dotado de duas pontas de prova de acesso ao exterior (Figura 01), através das quais se pode medir a tensão aos terminais de uma fonte de tensão constante, entre dois quaisquer pontos de um circuito elétrico, ou ainda entre um ponto qualquer e a referência.
A ligação de um voltímetro ao circuito é de tipo paralelo. Isto significa que, durante a medição da ddp (diferença de potencial), o instrumento constitui um caminho paralelo ao elemento ou circuito a diagnosticar. No entanto, um voltímetro ideal procede à medição da tensão sem absorver qualquer corrente elétrica (apresenta, por isso, uma resistência elétrica de entrada infinita), característica que garante a não interferência do aparelho no funcionamento do circuito.
Na prática, a resistência interna de um voltímetro deve ser grande, variando de acordo com a estrutura interna do mesmo. Além disso, uma boa medida dependerá também do