residuos solidos
Introdução (A abnt preocupada com o meio ambiente e a sustentabilidade, criou a CEET para revisar e substituir a NBR 10004: de 1987 que trata dos resíduos sólidos e desta forma, fornecer subsídios para o gerenciamento de resíduos sólidos)
(Esta Norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente. NOTA Os resíduos radioativos não são objeto desta Norma, pois são de competência exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear) (Na revisão da NBR, corrigiram, complementaram o que faltava e atualizaram a norma que está em vigor, e desvincularam o processo de classificação em relação à disposição final dos resíduos.)
Processo de classificação
( Para a classificação desses resíduos, identificam o processo ao atividade que deu origem á ele, suas características e seus constituintes que serão comparados com a lista de substancias e resíduos nocivos ao meio ambiente e nossa saúde. A identificação desses constituintes que compõem o resíduo, deve ser estabelecido conforme a matéria prima, os insumos e a atividade que deu origem ao mesmo.)
( Os resíduos sólidos classificam se em perigosos e não perigosos, sendo os não perigosos classificados ainda como inerte e não inerte).
(A norma estabelece critérios de classificação e códigos para a identificação dos resíduos sólidos de acordo com suas características).
Os resíduos perigosos são classificados pelas suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e patogenicidade.
D001: resíduo inflamável D002: resíduo corrosivo D003: resíduo reativo D004: resíduo patogênico D005 a D052 identificam resíduos perigosos devido à sua toxicidade.
Os códigos identificados pelas letras P e U são de substâncias que, quando presentes, conferem periculosidade aos resíduos e serão adotados para codificar os resíduos classificados como perigosos pela sua característica de