Residuos da construção civil
A construção civil é tida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social. Cada vez mais, se vê obras em andamento pelas cidades, o que mostra que esta havendo um desenvolvimento da economia. Mais juntamente com o desenvolvimento vem a degradação do meio ambiente. A construção civil é responsável por impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos ambientais naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos.
A atividade da construção civil gera a parcela predominante da massa total dos resíduos sólidos urbanos produzidos nas cidades. Na maioria das vezes esses resíduos são depositados em local inadequado, o que dificulta o recolhimento e o fim correto destes. O que acaba causando um problema de ordem estética, ambiental e de saúde publica.
Um dos maiores problemas com os resíduos da construção civil é o seu volume. É grande o volume de material descartado nas obras. Podendo ainda haver no meio destes materiais produtos perigosos e embalagem que pode acumular água.
São considerados como Resíduos da Construção Civil, os gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, esta incluso os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis. Na maior parte são materiais semelhantes aos agregados naturais e solos, porem podem conter tintas, solventes e óleos que são caracterizada como substancia química que acabam sendo toxicas ao ambiente e a saúde humana.
Com a preocupação ambiental e com a escassez de matéria prima natural, vem se consolidando a pratica da reciclagem dos Resíduos da Construção Civil, uma pratica de grande importância para a sustentabilidade.
Fonte:
http://www.cnrh.gov.br/projetos/pnrs/documentos/cadernos/02_CADDIAG_Res_Const_Civil.pdf