Dietoterapia
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL “MATHEUS PENNA RIBEIRO”
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – PRONATEC
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Parintins – AM ANDRÉIA FRANCY
JUCENILDO SOUZA
KARINA MARIALVA
LAURO DOS SANTOS
YANDREI SOUZA
DIETOTERAPIA
Trabalho requerido para obtenção de nota parcial do MODULO I – Educação para o auto – cuidado, ministrado pela professora Luzia da Silva Fernandes.
Parintins – AM SUMARIO
INTRODUÇÃO 4
DIETOTERAPIA 5
OBJETIVO DA DIETOTERAPIA 5
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR 5
O QUE É PAT? 6
MODIFICAÇÕES FÍSICAS NA DIETA 6
MODIFICAÇÕES QUÍMICAS NA DIETA 7
OUTRAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DA DIETA 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A alimentação inadequada pode provocar inúmeras doenças, quer por excesso, como a obesidade, quer por falta, como as doenças carências. Algumas doenças, por sua vez, causam alterações no estado nutricional de indivíduos a principio bem nutridos. É o caso de uma pessoa com diarreia crônica, por exemplo, que fica propensa a apresentar deficiências nutricionais devido à má absorção de nutrientes. DIETOTERAPIA
Dietoterapia é um tipo de tratamento que tem por base a modificação dos alimentos pela adição de substâncias alimentares com propriedades de cura, ao tempo de suprimir outra quando o organismo se encontra incapacitado de metabolizar o alimento ingerido, o que por si só, neste último caso, induz ou agrava uma doença.
OBJETIVO DA DIETOTERAPIA
A finalidade básica da dietoterapia é oferecer ao organismo debilitado os nutrientes adequados da forma que melhor se adapte ao tipo de condição patológica e características físicas, nutricionais, psicológicas e sociais do indivíduo, recuperando-o.
Objetivo Geral: Recuperar e/ou manter o estado de saúde, levando o paciente às suas atividades normais. Objetivos Específicos:
Ajustar a dieta à