RESGATE HIST RICO
Este artigo trata- se da comparação e o desenvolvimento da enfermagem, desde seu inicio, até os dias atuais.
Antigamente os hospitais eram lugares de abrigo para pobres e doentes que não tinham condições de tratamento domiciliar, procuravam essas instituições para os últimos cuidados ou o chamado “último sacramento” antes de morrer; além de que os atendimentos eram prestados por religiosas leigas, que buscavam a própria salvação (século XVIII). Nesse mesmo período, as doenças infecto- contagiosas predominava, e foi nesse contexto que a Enfermagem e também os soldados da guerra da Criméia ganham Florence Nightingale!
Nightingale lutou pelo reconhecimento da profissão, e por volta do século XIX devido ao avanço tecnológico e social, a instituição hospitalar elaborou estratégias visando o bem- estar das pessoas e soluções para agravos e curas. Com essa nova visão, o avanço da medicina favoreceu a reorganização, o médico se torna um profissional liberal e a enfermagem se profissionaliza.
Hoje os enfermeiros buscam aperfeiçoamentos como cursos e especializações, mestrado e doutorado; a profissão ganhou espaço e reconhecimento por sua presença institucional e pela importância do trabalho na sociedade. É um profissional que acumula muitas responsabilidades, desde a supervisão da equipe de enfermagem, até a parte administrativa, nenhuma tecnologia é capaz de substitui- los, pois é responsável por inúmeras vidas diariamente.
A humanização vem sendo trabalhada e exigida desses profissionais, o cuidado, a atenção, o carinho, perceber como o cliente/paciente se comporta através de gestos e falas, DAE devida atenção para o melhor tratamento e auto- estima do mesmo!
“Perceber o cuidado, assim como a música, tem vários tons que fazem com que seja compreendido/ ouvido/ percebido de formas diferentes” (Espírito Santo, 2000, pg. 24). Não cuidar apenas do paciente, mas também dar importância aos seus familiares, estabelecendo o amor