reservatórios de água
RESERVATÓRIOS
DE ÁGUA
Luciene Abdala Antinori
Curso Técnico em Cafeicultura
Fonte: Manual de recomendações – Cultura do café
Meta
Apresentar os tipos reservatórios de água.
Objetivos
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
Analisar a necessidade do reservatório de água adequado, visando à captação de água.
Conhecer os vários tipos de reservatórios de água.
159
Introdução
Na aula anterior você adquiriu conhecimentos sobre o processamento do café por via seca e via úmida.
Nesta Aula 9 iremos conhecer alguns modelos de reservatórios de água. Processamento Via Úmida
O processo via úmida leva à preparação dos cafés despolpados (cafés lavados), retirando-se a casca e a mucilagem, fontes de fermentação e que atrasam a secagem. Com isso, torna-se fácil a obtenção de boa bebida, independente da zona de produção.
Esse sistema utiliza bastante água, sendo os frutos separados no lavador/separador e os frutos verdes separados num cilindro separador de verdes. Essa operação é realizada para se retirar o mais rápido possível a mucilagem açucarada, foco do ataque de microorganismos, possíveis causadores de bebida de qualidade inferior.
160
Reservatórios de água
Os reservatórios de água podem ser de vários materiais, que podem ser metálicos, de fibra ou alvenaria.
Para dimensionamento do volume do reservatório de água necessário à lavagem do café, deve-se considerar tipo de processamento (via seca ou via úmida) e a forma de captação de água.
Nas propriedades em que a captação de água é através de um córrego perene neste caso o reservatório de água poderá ser dispensado.
Nas propriedades que não dispõe de uma fonte com bom volume de água, será necessário um reservatório capaz de armazenar água suficiente para todo o processo de lavagem. Quando a captação da água é por gravidade, é necessário que o reservatório tenha um volume 1,5 vezes superior ao volume de água utilizado diariamente e 3,0 vezes