Higiene dos reservatórios de água
INTRODUÇÃO
Em qualquer lugar habitado por pessoas sempre a um reservatório de água por perto seja para consumo ou para higiene pessoal como tomar banho, lavar roupas, louça e etc... Mais e os cuidados com estes reservatórios será que esta sendo feito da forma correta? Muitas pessoas acham que colocar uma tampa e trocar a água é suficiente, porém isso é apenas duas das medidas a serem tomadas em meio de tantas outras.
HIGIENE NOS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA
A qualidade da água fornecida pela rede pública é garantida, mas é preciso cuidar das caixas e reservatórios, para que ela não se contamine. Além de mantê-la sempre fechada para evitar que insetos e pequenos animais entrem em contato com a água, a limpeza da caixa deve ser feita periodicamente evitando que os resíduos, que normalmente se formam no fundo, causem doenças como diarreia, verminoses e hepatite.
HIGIENE NOS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA
A higienização dos reservatórios de água deve ser feita a cada 6 meses e a falta de limpeza pode resultar em contaminação da água e problemas de saúde.
Segundo a Secretaria de Saúde, a higiene da caixa deve ser feita no mínimo duas vezes por ano, após reparos ou quando houver suspeita de contaminação. Para um controle mais adequado, é indicado que seja registrada a data da última limpeza do lado de fora da caixa.
HIGIENE NOS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA
Segundo a referência técnica da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a qualidade da água pode ser deteriorada entre o tratamento e o consumo. Por isso, vedar a caixa d’água e realizar limpezas periódicas são aspectos fundamentais.
HIGIENE NOS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA
A limpeza e desinfecção deve ser realizada quando o reservatório estiver sujo; quando houver suspeita ou confirmação de poluição da água do reservatório; quando algum objeto ou animal cair dentro do reservatório. Periodicamente, como medida preventiva, onde o intervalo máximo entre as lavagens de limpeza deve ser