Reservatórios de acumulação
2º BIMESTRE
1 – Pesquisar conceitos e finalidades dos reservatórios de acumulação, conforme itens abaixo: 1.1 – Níveis e volumes característicos:
Os reservatórios tem por finalidade acumular parte das águas disponíveis nos períodos chuvosos para compensar deficiências nos períodos de estiagem, exercendo um efeito regularizador das vazões naturais.
Em geral, os reservatório são formados por meio de barragens implantadas nos cursos d’água. Suas características físicas, em especial a capacidade de armazenamento, dependem sobretudo das características topográficas do valo no qual está inserido.
Um reservatório pode ser descrito, do ponto de vista físico, por seus níveis e volumes característicos, que são o Nível máximo operacional, nível mínimo operacional, Volume Máximo, Volume Morto, Volume Útil, Volume de Espera e a Crista do Barramento.
Na figura a seguir, são esquematizados os níveis e volumes característicos de um reservatório:
1.2 – Nível máximo operacional:
O nível máximo de água operacional (NAmax) de um reservatório corresponde à cota máxima permitida para a operação normal do reservatório. Geralmente, este nível coincide com a crista do extravasor ou com a borda superior das comportas do vertedor.
O nível máximo operacional define o limite superior do volume útil do reservatório. 1.3 – Nível mínimo operacional:
O nível de água mínimo operacional (NAmin) corresponde à cota mínima necessária para a operação adequada do reservatório. Esta cota que define o limite superior do volume morto e o limite inferior do volume útil do reservatório.
Normalmente, este nível se encontra acima do limite superior da estrutura de tomada d’água, de forma a evitar a formação de vórtices na entrada da tomada. 1.4 – Volume máximo:
O volume máximo ou nível de água máximo maximorum de um reservatório corresponde à sobrelevação máxima do nível d’água, medida a partir