Kultur e civilisation
Conceito de Civilisation é mais abrangente quando estamos analisando um estado. Nele os povos tem uma identidade mais parecida e homogenia, ele minimiza as diferenças entre os povos e enfatiza o que é comum a todos os seres humanos. È um conceito ligado diretamente a fatos políticos ou econômicos, religiosos ou técnicos, morais ou sociais, onde a “engrenagem” população é analisada e descrita na sua generalidade. Para esse conceito é analisado a formação e desenvolvimento da sociedade como um todo, não a caracterizando com ações individuais.
O conceito alemão de Kultur, diferente ao conceito de civilisation, da enfase especial as diferenças nacionais e a identidade particular de grupos. É um conceito com maior expressão pois, determina os aspectos intelectuais, artísticos, religiosos, técnicos, morais, sociais e acima de tudo a realização no próprio Ser. Para eles, o conceito de cultura não tem o mesmo significado do conceito de civilização, pelo fato desse conceito estar relacionado à produção humana.
Dessa forma, identificamos que o processo civilizador é um processo de uma classe dominante que está se formando e irá definir um todo. É a partir daí, que tanto para o inglês quanto para o francês a palavra civilização é uma palavra discriminatória, ou seja, o que não é civilizado (outros povos) é selvagem e precisa ser civilizado. E, para o alemão é também discriminatória, a partir do momento em que ele passa a conceituar ou conceber cultura através da sua particularidade, da sua