Estudo das rochas
ESTUDO DAS ROCHAS
Definição de Rocha
É todo agregado natural composto por um ou mais minerais com características próprias quanto à sua origem, à natureza e disposição dos minerais que a constitui, portanto, o que caracteriza uma rocha é a sua morfologia, disposição e percentagens de minerais constituintes, bem como o mineral ou minerais dominantes.
Por exemplo, o granito é uma rocha ígnea formada por quartzo, feldespato e mica, que são minerais comuns na crosta terrestre. A palavra rocha, não reflete obrigatoriamente dureza. Mesmo as mais duras sofrem desintegração pela água e gases da atmosfera.
Classificação das Rochas
Rocha Ígnea: São aquelas produzidas pela solidificação de um magma (massa fundida do interior da terra), constituído de uma solução de silicatos e mantido líquido por uma temperatura extremamente elevada. Vulcões ativos nos dão amostra de vários tipos de magma. Ex: Basalto, granito, diabásio.
Rocha Metamórfica: São aquelas que se originam pela transformação de rochas preexistentes, em virtude de novas condições de pressão e temperatura.
Ex: Ardósia, gnaisse, xisto e o mármore.
Rocha Sedimentar: Rocha originada da consolidação de detritos de rochas que foram transportados, depositados e acumulados, ou de produtos de atividade orgânica, precipitados químicos por evaporação ou atividade bioquímica. Geralmente forma estratos ou camadas. Ex: Arenitos, siltitos, coquinas e carbonatos.
MEIOS DE TRANSPORTE E AMBIENTES DEPOSICIONAIS
Ventos, rios, correntes marinhas e geleiras são os principais responsáveis pelo transporte de rochas, fragmentos de rocha, animais e vegetais ao longo da superfície da terra. A tendência natural é que esses materiais sejam levados sempre para os locais mais baixos, ou seja, para as bacias sedimentares. Margens e fundo de rios, lagos e