Tipos de ações publicitárias
Anúncios estão em toda parte: muros, postes, sites, revistas, televisão, etc, porque por meio deles a empresa se comunica e atrai o consumidor para poder vender seus produtos e/ou serviços (podem ser apelativos para o status social, lazer, comodidade, etc. Mas sempre com objetivos comerciais.). Por isso, a publicidade é dividida em repartições de acordo com seus diferentes propósitos e funções. As ações publicitárias podem ser classificadas em: mercadológica, genérica ou de commodities, de varejo, de classificados, comparativa, cooperativa, de promoção e legal.
Publicidade Mercadológica: tem como foco divulgar produtos e/ou serviços e mostrar ao consumidor a existência deles no mercado, além de persuadi-lo de que é uma ótima escolha de consumo. Consiste tanto em lançar um novo produto no mercado e apresentá-lo aos consumidores como em atender as necessidades de manutenção e melhoria das vendas, qualidade e imagem do produto no mercado. Divulgações de produtos são feitas por fabricantes de produtos, exemplos: Samsung anuncia câmeras, televisão, etc; Honda anuncia modelos de carro, moto; Nestlé anuncia chocolates, cereais, etc. Divulgações de serviços são feitas, por exemplo, por: bancos (financiamento, poupança, etc.), seguradoras (seguros de carro, casa, etc.), escritórios de advocacia (abertura de processos, etc.).
Publicidade Genérica ou de commodities: O nome de publicidade genérica foi dado a publicidade pioneira que dispunha primariamente de três atividades: “introduzir informações em sistemas de comunicação ou marketing, realizar a coordenação dos programas de informação entre produtores com objetivos comuns, e destacar as qualidades comuns de uma determinada categoria de produto ( Publicidade de commodities). Dessa forma, o objetivo da publicidade genérica é direcionar a divulgação ou promoção de um atributo genérico, ou seja, que seja amplo e comum a uma categoria de produto. Por exemplo: uma associação de fabricantes de