reserva biologica
História:
A Reserva Biológica de Sooretama é o resultado da união da Reserva Florestal Estadual de Barra Seca com o Parque de Refúgio de Animais Silvestres Sooretama, e foi criada com o objetivo de preservar espécies da fauna local e remanscentes da Mata Atlântica.
Antes de 1923 a unidade era ocupada por nativos, principalmente índios da Tribo Botocudos. Com a melhoria do acesso a esta área, a devastação ambiental foi progredindo e os nativos foram perdendo suas terras para madeireiros, posseiros, fazendeiros e demais invasores. A proteção das terras que a Reserva atualmente abrange deve-se aos esforços da divisão de Caça e Pesca do Ministério da Agricultura e, em particular, ao engenheiro e naturalista Álvaro Aguirre.
*Álvaro Aguirre
Trabalhou durante muitos anos no Setor de Caça e Pesca do Ministério da Agricultura, tendo ocupado o cargo de Chefe de Divisão de Pesquisas. Por sua atividade em pesquisa foi designado Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas.
Sua principal área de interesse foi a biologia e manejo da fauna silvestre. Entre seus trabalhos os relacionados com a caça e pesca no Vale do Rio Doce, estudos do macuco, jaçanã e alimentação das aves brasileiras, em co-autoria com outros ornitólogos. Estudou também a biologia e exploração de caranguejos no ES, e do jacaré-açu na Amazônia. Foi também um militante conservacionista, tendo sido o criador da Reserva Biológica de Sooretama (Linhares, ES). Foi também o criador e organizador do atual Museu da Fauna (Rio de Janeiro).
A Reserva Biológica de Sooretama foi criada, pelo Decreto n°87.588, de 20 de setembro de 1982, com as providencias:
Ressalvadas as atividades científicas devidamente autorizadas pela autoridade competente, são proibidas, dentro do perímetro que compõe a Reserva Biológica de Sooretama, quaisquer atividades de utilização, perseguição, caça, apanha ou introdução de espécimes da flora e fauna, silvestres e domésticas, bem como aquelas que, a