Resenhs De Historia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ CAMPUS DE PICOS-PI
CURSO : LINCENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
TUTORA A DISTÂNCIA: EDILENA ROCHA
ALUNO: TALLES DANIEL DE OLIVEIRA
A concepção de historia de Karl Marx
Embora Marx não tenha se detido a uma analise aprofundada a respeito de sua concepção de historia- o que é de se esperar, não sendo ele um historiadoruma marcante preocupação pelo conhecimento histórico e o método de analise histórica permaneia suas obras.
Uma primeira consideração a respeito da concepção de historia presente em Marx tem justamente a ver com a relação entre a atualidade e a historia. A historia de Marx tem um objetivo, uma espécie de missão: é através do conhecimento histórico e da analise acurada dos fatos que se torna possível compreender os elementos formativos da sociedade. Entendendo o funcionamento da sociedade é possível influir nela, modificando-a conforme os interesses em voga. Conhecer a historia para Marx é adquirir um instrumento básico para agir na sociedade capitalista como produção histórica é observar os meios de suplementar tal sociedade.
O pensamento de Karl Marx denota uma considerável complexidade. Marx entende a história pela perspectiva da produção material de bens. A análise empreendida por Marx se volta para a produção material dos bens e dos elementos que lhes envolvem ou correspondem. A análise marxista se volta para os modos de produção, a realização do trabalho e as relações econômicas que o envolvem, resgatando tais relações em perspectiva histórica. A história evolui dialeticamente para Marx. Nessa característica ele é semelhante a Hegel. A dialética marxista é substancialmente diferente, pelo seu materialismo. A expressão mais plena da dialética marxista é a luta de classes, que é o “motor” da história. O conflito das classes leva ao progresso da história, ao seu desenvolvimento.Ao conferir um valor significativo à história, o