Metropoles Mundias
Primeiramente para entendermos sobre as metrópoles mundiais, precisamos saber o que é uma metrópole, que é um termo que pode designar a cidade principal ou capital de um determinado país ou província, ou ainda, alguma cidade que, por algum motivo, exerce influência (cultural, social, econômica) sobre as demais cidades da região metropolitana. Pode designar, também, de forma oficial, a cidade principal de um conjunto de cidades que encontram-se unidas geograficamente. A esse processo de junção das cidades devido ao crescimento horizontal das mesmas, dá-se o nome de “conurbação”. E à região onde ocorre a conurbação, chama-se de “região metropolitana”.
Paris
A Cidade das Luzes é uma das cidades mais importantes da Europa, ela tem uma população de 2 211 297 (2008), e uma área de 105,40 km². Seus diversos pontos turísticos a levaram a ser a segunda cidade mais visitada da Europa, perdendo somente para Londres. As principais atrações turísticas da cidade são: a Torre Eiffel, o principal símbolo da cidade, o Museu do Louvre, que abriga o famoso quadro a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o Arco do Triunfo, construído por Napoleão em 1806, homenageando a vitória da França e aos que morreram no campo de batalha, Catedral de Notre-Dame, a catedral gótica construída em 1163, o Panteão um monumento onde em sua cripta estão grandes nomes da história francesa, como Victor Hugo, Jean-Jacques Rousseau, René Descartes, Voltaire, Denis Diderot, entre outros, esses são os principais monumentos da cidade que recebeu cerca de 15,6 milhões de pessoas no ano de 2014.
E uma curiosidade, para completar, é sobre o apelido, Cidade das Luzes, as luzes na verdade é o grande número de intelectuais que vem de lá.
Londres
A capital da Inglaterra foi à cidade mais visitada do mundo no ano de 2014, com uma área total de 1 579 km² e com uma população de 8 278 251 pessoas, Londres é a cidade da união européia de maior população, e a segunda maior da Europa (terceira se contarmos