Geografia população
1-
O estudo de população vem assumindo importância cada vez maior no cenário atual, pela simples razão de seu objeto de estudo concentrar-se em um dinâmico fenômeno humano, além de se considerar que a questão demográfica impõe-se como um assunto de maior atenção de todos os governos, visto que o contínuo crescimento populacional se dá de modo cada vez mais concentrado, colocando em cheque o equilíbrio entre população e recursos naturais.
O estudo da população se torna importante também, visto que seus estudos irão envolver o comportamento humano em seu sentido mais amplo, variável de extrema importância em campos tão distintos como Economia e Finanças e a História, por exemplo.
A geografia populacional irá buscar ainda conceitos de outras áreas de estudo como a biologia, sendo assim, irá desenvolver conceitos amplamente difundidos em distintas áreas, como as taxas natalidade, mortalidade, faixa etária, etc. Pode-se ainda elaborar variáveis baseadas em estudos culturais, como o número de casamentos, divórcios, etnia, raça, entre outras. Há ainda variáveis de cunho sócio-economico, como renda familiar, condições de moradia, qualificação profissional, nível de escolaridade, além de muitas outras.
No que se refere ao IBGE a contagem de população é de grande importância para os municípios, pois o repasse anual de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), realizado pela União, é determinado por vários fatores, mas principalmente pelas estimativas de variação populacional fornecidas pelo IBGE, que influem diretamente no cálculo do coeficiente para o repasse do FPM aos municípios.
2 – Texto: Território e ação social: sentidos da apropriação urbana – Catia Antonia da Silva / Território da sociedade: por uma cartografia da ação – Ana Clara Torres Ribeiro
O texto inicia abordando uma refelxão sobre territórios da sociedade que teve seu surgimento através do quadro de violência que marca a cidade do Rio de Janeiro. A autora