soudemais

578 palavras 3 páginas
Questão 1: O filme se passa numa escola particular no ano de 1959. A escola do filme era a mais recomendada para se entrar numa boa faculdade. Vimos na matéria do primeiro ano que durante a Idade Média a sociedade era organizada de forma estamental: o indivíduo estava determinado pelo seu lugar de nascimento. O iluminismo e a sua defesa da autonomia do indivíduo transformaram o modelo de sociedade para o atual. Contudo, alguns costumes ainda persistem. De que maneira os jovens alunos do filme ainda sofrem com os antigos costumes da sociedade estamental?

Questão 2: Segundo o diretor da escola, existiriam 4 pilares para o sucesso no método de ensino: tradição, disciplina, honra e excelência. Na versão dos alunos, os 4 pilares se transformavam em: terror, excremento, decadência e paródia. Os alunos não acreditavam naquilo, mas, mesmo assim, aceitavam as regras do jogo. Na sua opinião, qual seria o motivo dos alunos respeitarem um regra em que eles não acreditavam?

Questão 3: Cite algumas diferenças em relação à sala de aula de 1959 e a nossa sala de aula.

Questão 4: As aulas do senhor Keating questionavam justamente o propósito dos alunos estarem na escola. A relação entre o conhecimento e o aluno não pode ser apenas de memorização. A medicina, o direito e a engenharia são essenciais para a vida, no entanto, o ser humano precisa da poesia para falar sobre ele próprio. Keating é taxativo: “Tornem suas vidas extraordinárias: carpe diem!” Cite 1 atitude dos personagens do filme dentro do espírito do carpe diem.

Questão 5: Você consegue se identificar com algum personagem do filme? Justifique.

Questão 6: O modelo de educação proposto pela escola do filme entrou em colapso a partir da segunda metade do século XX. O “carpe diem” atualmente é muito mais valorizado do que na década de 50. Anúncios de bebidas, produtos tecnológicos e a propaganda em geral nos estimulam a gozar a vida mediante a compra e o consumo de seus produtos. No nosso mundo

Relacionados

  • trabalho manual e commerce
    983 palavras | 4 páginas