geografia da população
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Departamento de Geografia
ATIVIDADES 05/08/2013 MATUTINO
RODRIGO COSTA DEVECCHI – RA: 80071
CLAUDEMIR RODRIGUES SOARES –RA78772
LEONARDO HAUSER –RA:80075
RUAN DE DEUS BORRALHO
MARINGÁ
2013
1-Para autora o que é geografia da população?
Geografia populacional é o campo da Geografia Humana que estuda os meios nos quais as variações espaciais na distribuição, composição, migração e crescimento das populações são relacionadas à natureza dos lugares.
De acordo com Beaujeu-Garnier 1971, os números são a chave da precisão e das comparações que constituem elementos para o estudo da população. A autora ainda esclarece que o estudo da população pelo geógrafo deve assumir três aspectos essenciais: a distribuição da população, a evolução histórica das sociedades humanas e o grau de êxito por elas atingido e que o resultado deste estudo esta baseado em um considerável volume de documentação.
2-Quais os problemas enfrentados pela autora com o uso de dados demográficos ao longo de sua pesquisa?
Sem duvida o fator fundamental que a autora descreve são as falhas na obtenção de dados demográficos, erros de divergências de informações ou ate mesmo a demora de resultados obtidos através de senso demográficos.
Para tal analise foi fundamental o uso de dados e resultados numéricos obtidos em pesquisas e fontes.
A autora também teve problemas quanto a obtenção de dados confusos e divergentes tanto pelo senso demográfico das pesquisas do IBGE e também com a problemática dos cartórios civis e registros incorretos e confusos. Muitas vezes problemas causados por erros de fontes demoras nas apresentações dos resultados das informações obtidas e as grandes dificuldades de classificação e computação do manuseio dos resultados, constitui grande empecilho a falta de homogeneidade nos diferentes campos de pesquisa.