Cidades globais
As cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes.
Importância
As cidades globais possuem grande importância para a economia mundial. Recebem estudantes, trabalhadores qualificados e pesquisadores do mundo todo. Geram, além de riqueza, quantidade significativa de conhecimentos científicos de qualidade. Em função da vida cultural dinâmica, são também importantes centros culturais, recendo grandes quantidades de turistas anualmente. São importantes no processo de globalização econômica e cultural, que vem ocorrendo no mundo nas últimas décadas.
Características básicas
Familiaridade internacional.
Influência e ativa participação em eventos internacionais.
Grande população.
Um aeroporto internacional de grande porte, que serve como base para várias linhas aéreas internacionais.
Um sistema avançado e eficiente de transportes.
Sedes de grandes companhias.
Uma bolsa de valores que possua influência na economia mundial.
Presença de redes multinacionais e instituições financeiras de grande porte.
Infraestrutura avançada de comunicações.
Presença de grandes instituições de artes.
Grande influencia econômica no mundo.
Exemplos de cidades globais
Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais, somando 22 cidades.
As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.
Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres (Reino Unido), Nova Iorque (EUA), Paris (França), Tóquio (Japão), Los Angeles