Índia
Relevo: Há 75 milhoes de anos,a placa da Índia se separou de Gondwana deslocando para o norte até colidir com a placa da Eurásia, essa colisao provocou o erguimento dos dobramentos modernos do Himalaia( que fazem parte o everest, o k-2 e algumas das mais altas montanhas do mundo.
O famoso Rio ganges, rio do hinduismo, percorre quase todo o norte da india, antes de se abrir n largo do delta do Ganges, no Blangladesh.
Clima: O clima predominante em todo país é veroes chuvosos( maio ou junho a outubro) e invernos secos( a precipitaçao varia de regiao em regiao) em maio antes das chuvas registram-se temperaturas de 50º C
Agricultura: Maiores produtores mundias de Arroz, trigo, que com a batata fazem a base da alimentaçao. Poucas exportaçoes por falta da infraestrutura precaria dos transportes. Onde fica com a exportaçao apenas de algodão, cha e juta.
Economia:
Depois de sua independencia, adotou modelo econômico com a grande participaçao do estado na economia industrial. Investiu em grandes empresas de bens de produçao, importou teconologia da URSS e severas regras sobre o setor industrial severo, ao mesmo tempo com a finalidade de estimular o crescimentointerno.
Privilegiava o emprego de mão de obra ( resultando em baixas taxas de crescimento, mas evitando o aprofundamento das desigualdades sociais).Nas metropoles desenvolveu um grande setor de pequenos comercios. Em 1991, dps de uma grave crise financeira , abriu as portas para o mercado internacional, reduzindo a participaçao do estado e estimulando a concorrencia. Com a abertura,ja retardataria em relaçao a outros paises, a india tev um aumento no crescimento do pib, 6% nos 15 anos seguintes. O PIB, passou de menos de 1,5 mil dolares para quase 3 mil dolares.
Espera-se que a continuidade do processo reflita-se na expansao do mercado interno,cujo potencial é similar ao da China. Além disso a Índia oferece vasta mao de obra qualificada e de baixo custo, onde o que ainda ajuda é que a maioria tem o ingles