Higiene Ocupacional
Higiene Ocupacional, também conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial, é a ciência e arte dedicada ao reconhecimento, avaliação e controle de agentes ambientais que surgem no trabalho e que podem causar doenças e prejuízos à saúde dos trabalhadores e até mesmo da comunidade que circunda o trabalho. Até meados século 19 a produtividade era valorizada em detrimento da saúde e até mesmo da vida do trabalhador. Isso vem mudando ao longo dos anos. A partir da década de 50/60 surgem as primeiras tentativas sérias na área da Higiene do Trabalho, bem como o surgimento legislações na área de segurança do trabalho.
Aos poucos o homem foi descobrindo que para atuar sobre as fontes de risco seria necessário quantificar o risco, e com isso a Higiene do Trabalho veio tomando forma e se tornando indispensáveis nas práticas de Segurança do Trabalho. A segurança do trabalho lida com a prevenção e controle dos riscos de operação.A higiene do trabalho lida com os riscos do ambiente na parte de avaliação do risco. Principalmente os que podem originar doenças ocupacionais.
Esposição a Perigo ou a Risco
Perigo: Fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, meio ambiente, local de trabalho ou a combinação destes. Perigo exposição ao risco.
Risco:
Combinação da probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento perigoso. Situação com possibilidade de causar danos.
Resumindo:
Perigo é a fonte geradora e o risco é a exposição a esta fonte.
Áreas de Atuação de Higiene Ocupacional A Higiene Ocupacional envolve:
- Contaminantes (poluentes) do ambiente de trabalho.
Objetivo: prevenir as doenças profissionais
- Engenharia : atua diretamente na quantificação dos riscos do trabalho. Bem como, busca soluções para neutralizar os respectivos riscos da atividade.
- Medicina: pode atuar na quantificação,