Resenhas críticas sobre civilizações da África antiga
Aluno: Jairo Freitas
Professor: Luiz Henrique
Olinda, fevereiro de 2014.
Sumário
1. Introdução
As resenhas a seguir não tratam diretamente de uma obra específica, mas de vários textos acadêmicos impressos e on-line, que formam uma síntese das civilizações estudadas. Após uma análise histórica de cada um dos povos, será realizado um trabalho crítico sobre cada contexto, no objetivo de tornar clara a absorção do material exposto em sala juntamente com o estudado e pesquisado individualmente.
As civilizações escolhidas foram as de Iorubá, Berberes, Swahilis, Kushi e Ghana. Todas foram importantíssimas para a formação cultural, étnica e até econômica do continente em seus respectivos locais de desenvolvimento e declínio, além de influenciarem até hoje diversas áreas do globo com seus tradicionais e fortes costumes, mesmo que só reste uma derivação cultural do que já existiu algum dia.
Ao final, será feito um apanhado geral da importância e influência das civilizações estudadas, mostrando de um modo geral como é importante o conhecimento desses povos para o entendimento das populações locais africanas, das afrodescendentes ao redor do mundo e quem sabe até da nossa própria cultura e costumes locais.
2. Iorubás
Umas das mais importantes civilizações antigas africanas, pois ainda hoje é muito conhecida devido a sua desenvolvida e complexa cultura, religião, língua, além do imenso talento de seus artesãos1.
Quanto à origem e localização, abaixo algumas informações da African Studies Institute, University of Georgia:
[…] Yorùbá communities can be found in different parts of West Africa but the largest concentration can be found in the Southwestern part of Nigeria. In Togo, the Yorùbá people are known as Anago, Tsha and Ife to the North. In Liberia and Sierra Leone, they are referred to as Aku. There are various speculations on the origin of the Yorùbá people