Resenha1
Sheila A Doggrell e docente da Faculdade de Saúde e da Faculdade de Ciências Biomédicas da Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT), na Austrália e Therése Kairuz pertence à Faculdade de Ciências da Saúde e Faculdade de Farmácia da mesma universidade.
O artigo é totalmente dissertativo, com riqueza de referencias utilizadas, apresenta sete laudas bem estruturadas acerca do tema. Propôs-se ao estabelecimento de elos entre a realidade dos idosos que utilizam inadequadamente os medicamentos e aspectos da literatura, capazes de apesentar relatos necessários à prática profissional. Intitulado “Comparative studies of how living circumstances influence medication adherence in ≥65 year olds” e publicado pelo International Journal of Clinical Pharmacy, é composto por textos e estatísticas matemáticas tematizando um estudo que mostra como é uso dos medicamentos por idosos com mais de 65 anos em relação às suas condições de vida.
Estudo original na língua inglesa relata por meio de revisão de literatura e relatos de casos em experiências comprovadas no item Métodos os comparativos acerca de como a rotina de vida influencia a medicação nas zonas rurais e urbanas. É sabido que o numero de idosos vem aumentando em todo o mundo. Isso acarreta preocupações em todos os segmentos que atuam com a terceira idade.
Com o artigo as autoras comprovaram que os idosos residentes em zona rural apresentam maior dificuldade no manuseio e administração de medicamentos, pelo fato de que vivem em locais distantes. Outro fator relevante ao mau uso dos medicamentos é a questão da solidão do idoso, não tendo alguém para lhe auxiliar nestes momentos.
O texto relata a realidade dos idosos que necessitam ações medicamentosas em