Resenha
A gramática começa a ser empregada muito cedo, antes mesmo da escolarização. Quando acontece o engresso da criança na escola, a gramática começa conscientizar de forma espontânea a fala e a escrita. Para que isso aconteça, existem diversos exercícios e temas a serem abordados diferentes, com o intuito de preparar o aluno a utilizar esse conhecimento em situações textuais como também no cotidiano. * Gramática Normativa: É aquela que é defendida pelo GNB ( Gramática Normativa Brasileira) ou seja é a arte de falar bem e escrever corretamente a língua. * Gramática Descritiva: É aquela que analisa e/ou descreve, sem considerar a língua padrão, não se preocupa com o certo ou errado. * Gramática Aplicada: É aquela que é trabalhada a partir das atividades, as atividades são elementos para facilitar a compreensão do texto, com também o ensino da gramática. * Gramática textual: É aquele que trabalha com a reflexão de textos diversificados, ou seja é apresentado ao aluno diferentes texto e a partir de uma reflexão o aluno pode localiza os aspectos gramaticais de ambos os textos.
No que se refere a analise de textos, podemos organizar os vários aspectos numa ficha-resumo, que ira auxiliar o trabalho do professor ao elaborar novas atividades e também a acompanhar o desenvolvimento de seu aluno.
Gramática
Existem diversos conceitos de gramática, embora cada escola linguística tem o seu. Em se tratando de Gramática, tem-se como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua. Tais normas definem a língua padrão, também chamada língua culta ou norma culta. Assim, para falar e escrever corretamente, é preciso estudar a Gramática. Gramática e gramaticalidade, “cumpre distinguir frase gramatical e frase não gramatical: As frases gramaticais de uma língua são as sequencias de elementos mínimos concatenados, permitidas pela gramática dessa língua. As frases não gramaticais são as sequencias não permitidas pela