Resenha
CAPÍTULO 4 – O VERBO.
O livro conta a história de um empresário, que tem uma vida muito agitada e bem sucedida, porém a família dele esta sendo deixada de lado. Este empresário se chama John. De início John não aceita algumas coisas que acontecem na sua vida, mas após uma conversa com o pastor da sua igreja, resolve participar de um retiro, onde teria a oportunidade de conhecer Len Hoffman, maior líder empresarial de todos os tempos.
A partir do momento que John conhece Lee ou Simeão, como é conhecido no mosteiro, ele muda sua forma de pensar, também podemos perceber isso na abordagem do capítulo quatro.
O tema gira em torno do amor, mas este amor é relacionado ao comportamento. Ágape, como eles chamam, é o amor pelo comportamento e não o sentimento. No debate do o assunto surgem diversas características para este amor: bondade, paciência, humildade, respeito, generosidade, honestidade, perdão e compromisso, para cada um, foi traçado uma definição levada para dentro das empresas, mais precisamente pela pessoa do líder.
PACIÊNCIA: autocontrole, o líder tem que ser exemplo de bom comportamento.
BONDADE: atenção, prestar atenção nas pessoas.
HUMILDADE: autenticidade, pensar em si mesmo e depender mais dos outros.
RESPEITO: dedicação, demonstrar interesse no sucesso dos seus liderados.
ABNEGAÇÃO: satisfação do próximo, antes de satisfazermos as nossas necessidades, devemos satisfazer as dos outros.
PERDÃO: desapego a ressentimentos, não levar a diante histórias da qual você ja perdoou.
HONESTIDADE: livre de engano, esclarecer expectativa, estando disponível a responder tanto a boas quanto a más notícias.
COMPROMISSO: restringir-se as escolhas, os princípios discutidos neste capítulo requerem um esforço muito grande de qualquer líder, pois se não estiver comprometido à chance de que deisita de exercer sua autoridade e volte a ter a posição antiga, é grande.
O líder tem o dever de fazer com que as pessoas se