Vantagens da terceirização
Tais mudanças levam a que as instituições de saúde, com o objetivo principal de reduzir custos, optem por uma das estratégias mais antigas da gestão, a terceirização de serviços. Essa terceirização pode ser de serviços de apoio, como lavanderia, segurança, limpeza, manutenção, alimentação, ou também serviços hospitalares como UTI, SADT, banco de sangue, pronto socorro, etc. Com esse objetivo, as organizações esquecem que o sistema de terceirização, envolve outros papéis estratégicos.
A essência da terceirização é a parceria entre as partes, ultrapassando a simples formalização contratual, e criando um vínculo de comprometimento, lealdade e crescimento, onde o objetivo final se transforma em qualidade, produtividade, eficiência, eficácia e, finalmente, redução de custos, para ganho e satisfação de todos os envolvidos.
Com um bom processo de terceirização, a empresa contratante otimiza a sua produtividade, qualidade, segurança, competitividade, e o lucro, através da horizontalização de atividades, simplificando a estrutura organizacional. Dessa forma, essa organização passa a concentrar seus esforços na melhor estratégia para alavancar sua atividade-fim, ou seja, a assistência ao paciente e a seus familiares.
A pesar de tudo, ainda as organizações de saúde não veem os seus prestadores de serviços terceirizados como verdadeiros parceiros. Dessa maneira, só um lado ganha e o outro precisa se virar para executar suas tarefas e cumprir apenas o que está no contrato.
Nessa relação, também se corre o risco de que os funcionários das empresas terceirizadas dentro dos hospitais, por não terem os mesmos direitos e benefícios que os funcionários da instituição contratante, se sintam discriminados, gerando desconforto e rivalidade dentro do ambiente