Terceirização - Vantagens e desvantagens
Nome: Rogério Munhoz
Terceirização
A terceirização é uma prática empresarial que, segundo Leonardo Leocadio, permite a empresa abrir mão da execução de um processo e transferir para um terceiro, portador de uma base de conhecimento mais especializada.
Ela visa o aumento da qualidade bem como a redução de custos, podendo ser utilizada por desde grandes corporações até pequenas empresas, eliminando burocracias internas, agilizando processos, e permitindo mais tempo disponível aos colaboradores da empresa para que realizem suas atividades de maneira mais eficiente e eficaz. Algumas outras vantagens incluem o desencargo do gerenciamento dos colaboradores, focalização na área de atuação própria da empresa, aumento da especialização do serviço, diminuição da ociosidade e do risco de obsolência das máquinas, possibilidade de crescimento sem grandes investimentos, a eliminação de riscos de reclamações trabalhistas, redução do quadro direto de empregados, plantonistas para suprir faltas, dentre outras.
Porém, ela não é um mar de rosas; embora ofereça muitas vantagens, a terceirização também conta com algumas desvantagens, como: dificuldade de encontrar a parceria ideal, falta de cuidado na escolha dos fornecedores, aumento do risco a ser administrado, conflito com os sindicatos, mudanças na estrutura do poder, perca do vínculo para com o empregado, perda da identidade cultural da empresa, em longo prazo, por parte dos funcionários, dentre outras.
Considerando-se as vantagens e desvantagens apresentadas aqui é possível entender o porquê de a tarceirização ser usada em tão larga escala: embora apresente desvantagens significativas, pode-se dizer que o uso desta prática compensa para a maioria das empresas.
Diante de tudo isso, fica a dúvida: posso terceirizar tudo? Não é bem assim; a atividade – fim de uma empresa (ou seja, aquelas ligadas diretamente ao produto final) não podem ser terceirizadas; inclusive, essa é uma prática ilegal.